Tudo sobre cartografia cartografia geral, cartografia temática e cartografia espacial

A palavra cartografia vem do grego:charts significa "mapa" e graphein"escrita". Dessa forma podemos entende o significado da palavra cartografia como "discrição de cartas"(IBGE,1998)
A cartografia é a ciência que aborda , a produção, a utilização e o estudo documental dos mapas; o mapa é a representação gráfica, a imagem o objeto (Fernandes ,2008). Segundo a Associação Cartográfica Internacional mapa é: “ representação simbolizada da realidade geográfica, apresentando aspectos e características selecionados, resultante do esforço criativos do autor, que é concebida para ser utilizada quando as relações espaciais têm importância essencial”(ICA, 2003)
cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise da documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização. (IBGE,1998,p.10)
Em 2003, a ICA fez uma nova definição da ciência da cartografia, e a descreve como a “ habilidade singular para a criação e manipulação de representações, visuais ou virtuais, do espaço geográfico –mapas – permitindo a exploração, análise, compreensão e comunicação de informação acerca desse espaço”(ICA, 2003 ).

Subdivisões da cartografia

cartografia subdivide em três: cartografia geral, cartografia temática e cartografia espacial. Tais divisões fazem referência às classificações dos mapas com relação a seu objetivo.
Existem as classificações dos mapas pelas suas escalas. Segundo o IBGE essas classificações pertencem á cartografia geral, pois tem diversos fins e aplicações. São elas: cartografia cadastral, cartografia topográficacartografia geográfica

Caderno de Atividades- Matemática- JPEG