Considerando sua trajetória pessoal como estudante, tente se lembrar como eram seus professores. Você diria que eram tradicionais? Progressistas? Democráticos? Tinham posicionamento crítico e libertador, ou eram autoritários? E os professores A e B apresentados? Qual é a tendência educacional de cada um deles? Por quê?
O trabalho docente e as práticas pedagógicas de modo geral
refletem em boa medida as concepções, valores e crenças dos
educadores. Isso equivale a dizer que não existe neutralidade
no trabalho pedagógico. Diante dessa perspectiva, considere a
seguinte situação:
Numa escola localizada em região urbana de uma capital
brasileira, dois professores conversam sobre suas práticas e
“estilos” pedagógicos. O professor A comenta que não tolera
conversas paralelas de seus alunos, nem em suas mínimas
manifestações. Que não estudou tanto para ser interrompido
enquanto explica e, por isso, exige silêncio total durante a aula.
Argumenta que seus certificados e trajetória lhes garantem a
autoridade em sua área, e que seus conhecimentos precisam
ser assimilados. Cabe aos seus alunos ouvirem a assimilarem,
se quiserem ser alguém na vida. O Professor B ouve
pacientemente e depois pondera que, na atualidade, com tantas
informações disponíveis, os professores precisam dialogar e
aprender com seus alunos, levando em conta o contexto onde
eles estão inseridos. Que em suas aulas, prefere o trabalho em
grupos, (apesar da aparente bagunça), com aulas
problematizadoras, diálogos e debates, que visam além da
aprendizagem dos conteúdos, o desenvolvimento da
criticidade, onde os alunos tomam consciência da realidade
afim de transformar o meio social, portanto a educação também
se constitui em um processo de emancipação do ser humano.
Justifica sua postura por entender que o conhecimento se
constrói coletivamente e que alunos e professores são sujeitos
no processo de aprendizagem, em uma relação de
horizontalidade. No fim da conversa, cada qual parece
permanecer convencido de que estão no caminho certo. Diante
dessa situação, pesquise sobre a Tendência Pedagógica
Tradicional e a Tendência Pedagógica Progressista. Em
seguida, classifique/conceitue o trabalho e o posicionamento
dos dois professores. É importante que você justifique sua
classificação.
QUESTÃO
ORIENTADORA
Considerando sua trajetória pessoal como estudante, tente se
lembrar como eram seus professores. Você diria que eram tradicionais? Progressistas? Democráticos? Tinham
posicionamento crítico e libertador, ou eram autoritários?
E os professores A e B apresentados? Qual é a tendência
educacional de cada um deles? Por quê?
Meus professores eram tradicionais , o conteúdo ensinado tinha ênfase na memorização,quantitativo. Eram bem autoritários seguia as regram, enquanto aluno era submisso , não podia conversar, praticamente era só prestar atenção no conteúdo ensinado .
O professor A parece ser bem autoritário como podemos perceber no dialogo entre os dois professores, que o professor A não aceita que seus alunos converse que esteja sempre focado no conteúdo que esta passando sem que aja um dialogo uma maior interação, enquanto o professor B e democrático, tem toda a atenção voltada para os interesse dos alunos, não os trata como simples receptores mas como colaboradores
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