FORMAÇÃO DOCENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DISCENTES
Os professores do Colégio Domínio Ensino Médio receberam um informativo
sobre a premiação Aluno Nota 10 que será realizado pela prefeitura municipal. O
informativo dizia que seria premiado o melhor aluno da escola, aquele com a
média anual mais alta. Os professores, que já estavam quase encerrando o ano
letivo, entre atividades de avaliação e exames de vestibular, decidiram conversar
com seus alunos sobre a premiação, tentando estabelecer um diálogo saudável,
tendo em vista a tensão presente nesta fase da vida dos jovens de ensino médio.
O acolhimento das fragilidades dos jovens neste momento, para que seja
verdadeiro, precisava ser trabalhado primeiramente entre os próprios
professores, fato constatado pela pedagoga Patrícia. Logo, a primeira etapa da
proposta seria a de realizar uma atividade de autoavaliação com os professores.
Será que os professores se sentem satisfeitos com o seu trabalho realizado ao
longo do ano letivo? Sentem-se seguros ao trabalhar com jovens de ensino médio
prestes a finalizar a educação básica? Assim, os professores reservaram duas
tardes para o debate junto com a equipe pedagógica. Juntos selecionaram
algumas competências necessárias para que eles pudessem trabalhar da melhor
forma possível uma oficina com os jovens sobre autoavaliação, afeto e
autoestima.Competência é uma ação concreta sobre uma situação, que mobilize
conhecimentos prévios e que também crie novas possibilidades, a partir da
prática. A primeira questão decidida entre os profissionais foi a de não aderir ao
evento de premiação oferecido pela prefeitura, pois, ao se tratar de uma
premiação cujo critério era meramente a “média anual” do aluno, estaria
reforçando a tensão e o desgaste que os alunos estão enfrentando em diversos
exames de avaliação na conclusão do ensino médio. Em seguida, começaram a
planejar a oficina que será oferecida aos alunos, como forma de motivá-los e
acolhê-los na última semana de provas do ano letivo.
Jovens na fase de conclusão do ensino médio sofrem pressões de diversos lados
e a escola pode fazer um trabalho de sensibilização com os professores e alunos
neste momento. Olhando para a figura do professor, quais são as competências
necessárias deste profissional para trabalhar com os alunos de ensino médio uma
oficina sobre “autoavaliação, afeto e autoestima”? E, quais competências os
professores podem desenvolver em seus alunos para que estejam mais
preparados para o momento de exames, como é o caso do vestibular? Elenque
de 3 a 5 competências para cada questão.
Comentário:
A Instituição deve fazer um trabalho de conscientização
mostrando a importância de planejar o futuro para exames internos e externos de
seleção sendo vestibular.
Realizar palestra sobre motivação, interesse e persistência.
Trabalhar com o os piores medos do jovem, mercado de
trabalho, concorrência no curso desejado, barreiras impostas pela insegurança e
pressão social.
Trabalhando com os alunos o cognitivo,
socioemocional, construtivismo, conhecimento educacional de cada conteúdo por
meio da didática na relação professor e aluno na construção do conhecimento
lúdico, ( de acordo com a nova metodologia lúdica de ensino é necessário que o
ambiente escolar esteja confortável e saudável e que a ludicidade seja
diariamente executada em classe.)
Por fim trabalhar um tema que assusta muito os jovens, que é
o vestibular. Trabalhar o auto controle e ansiedade que quase todos vestibulando
apresenta.
Por :CLS
Por :CLS
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