Estágio impulsivo-emocional e dividido em dois momentos - Clube EaD

Estágio impulsivo-emocional e dividido em dois momentos

Primeiro momento: Impulsividade motora

Com base nos estudos de  Wallon esse momento começa no nascimento e vai aproximadamente até os três meses , nesse período o bebê é quase um organismo puro , e suas atividades se baseia em reflexo e movimentos impulsivos. Nos primeiros dias de vida as, “ atividades do bebê esta totalmente monopolizada pelas necessidades primárias fisiológicas ,sejam elas tônico-posturais , alimentares ou sono. Tais necessidades não são mais automaticamente atendidas como eram durante o período fetal, o que causa na criança momentos de espera, de ansiedade e de desconforto”.

Nesse momento ocorre as descargas motoras que são os movimentos reflexo, impulsivos que pode servir de comunicação entre a criança e o meio exterior ,pessoas do seu convívio. O movimento na teoria Walloriana e fundamental na vida do bebê, ele é a principal forma de comunicação com o meio externo.

Segundo momento: Emocional

A descarga motora se transforma em expressão e comunicação, ou seja “ impulsividade se traduz em sinais que estabelecem entre a criança e o adulto em circuito de trocas que acabam por condicionar e construir reciprocamente as reações do bebê a seu meio e vice-versa”. (Duarte; Gulassa,2005, p ,25)

Cria assim um rico canal de comunicação entre a criança o seu meio, em que a troca é essencialmente afetiva e, inicialmente sem relação intelectual. Após experiência de trocas, o bebê passará a estabelecer associações e apreender a interpretar os significados que recebem do meio, e sua atitudes passa a ser intencional . Um fator que contribuirá durante essa fase são as atividades circulares, que são movimentos inicialmente sem propósitos , mas com o passar do tempo a criança passará a repeti-los intencionalmente , levando-a a fazer uma conexão entre seus movimentos e seus efeitos.

Segundo Wallon as atividades curriculares levam a criança a conhecer cada vez mais a si própria e aos objetos á sua volta. As atividades são importantes instrumentos de aprendizagem nas diferentes áreas. Esse estágio e marcado pela subjetividade afetiva , voltado para si , dando seguimento ao estagio seguinte: Estágio sensório-motor e projetivo (Wallon)

Atividades Canção da Família-Mateus Santiago

Somos uma equipe Juntos somos uma festa Somos diferentes, mas cada um é uma peça Nosso lar é onde a gente está junto E este é o melhor l...