APOL- Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas - Clube EaD

APOL- Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas

apol-uninter

Questão 1/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Atente para a seguinte citação:


“Lançar o olhar em direção ao reconhecimento das diferenças e dos vários aspectos das desigualdades (sociais, raciais, econômicas, culturais, etc.) leva-nos a rever determinados valores morais e sociais que foram sedimentados e aprendidos no âmbito da cultura”.Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:< file:///C:/Users/Familia/Down
loads/1307-1995-1-SM.pdf> >. Acesso em 10 out.2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale aquela que apresenta as noções que podem ser desenvolvidas nas crianças, a partir da reflexão sobre a diversidade cultural:
A As crianças desenvolvem noções de respeito, solidariedade e cooperação.
B As crianças desenvolvem noções física, psicológica e de criatividade.
C As crianças desenvolvem noções específicas, intelectuais e motora.
D As crianças desenvolvem noções de afetividade, de liderança e concentração.
E As crianças desenvolvem noções psicológicas, de liderança e motora.



Questão 2/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas




Considere o seguinte extrato de texto:
“As crianças, com experiências ampliadas, aprendem a viver e a conhecer um mundo permeado pela pluralidade desde muito cedo. Desse modo, a socialização das crianças se faz com a construção de identidade(s) múltipla(s) e com possibilidades de pertencimento ampliadas”.

Após essa avaliação,
caso queira ler o texto integralmenteele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf . Acesso em 10 out.2016.

De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre questões educacionais de crianças, analise situações reais no contexto escolar da educação infantil, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I. (  ) A família é fundamental para a segurança emocional da criança quando ela passa a frequentar a escola de educação infantil.
II. (   ) É importante a comunicação entre família e os professores.
III. (   ) A escola é totalmente responsável pelo avanço do aprendizagem da criança.
IV. (  ) É na educação infantil que a criança começa a assumir diferentes papéis e gradualmente vai incorporando outros.

Agora, marque a sequência correta. A V - F - V - V B V - V - F - V C V - V - V - F D V - F - V - F E V - V - V - V

Questão 3/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere a seguinte citação:
“O documento elaborado pelo MEC intitulado Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI (1998) destaca, com muita propriedade, a importância das crianças desde cedo conquistarem a confiança em si próprias, se sentirem aceitas, efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades, favorecendo a formação pessoal e social [...]”.

Após essa avaliação,

caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, Rosana Aniela.  O lugar do cuidado na ação pedagógica com os bebês. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.). Práticas PedagEducação Infantil: possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.201.

Segundo o livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) está organizado em três volumes. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I. (  ) O primeiro volume é a Introdução, que apresenta algumas considerações sobre a educação infantil e o entendimento do brincar como forma individual de expressão, pensamento, interação e comunicação das crianças.
II. (   ) O segundo volume é intitulado Formação pessoal e social.
III. (  ) O segundo volume apresenta concepções e princípios sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil e apoia-se em noções de identidade e autonomia.
IV. (  ) O terceiro volume é sobre o Conhecimento de mundo, destaca conteúdos de áreas específicas do saber escolar, que seriam fundamentais ao processo de construção do conhecimento da criança.
Agora, marque a sequência correta.
A V - V - F - V B V - F - V - F C V - V - V - F D V - V - V - V E V - F - V - V
Questão 4/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas




Atente para a seguinte citação:
“O quadro atual referente às novas perspectivas em Educação Infantil está estruturado sobre uma nova maneira de ver, entender, enxergar a criança, novos conceitos sustentados em conhecimentos científicos advindos de diferentes áreas do conhecimento e que exigiram entender e instituir a criança como sujeito de direitos, conforme reconhecido pela Constituição Federal o fez a partir de 1988”.

Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANGOTTI,
Maristela.  Educação Infantil: os desafios de se conhecer e implementar novas perspectivas educacionais. In: L
EÃO, Andreza Marques de Castro; MUZZETTI; Luci Regina (Orgs.). Abordagem panorâmica educacional:
educação infantil ao ensino superior. São Paulo-SP: Cultura Acadêmica, 2016.p.23.
Mediante o extrato acima e os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, como é tratada a creche e a pré-escola pela LDB 9394/96, assinale a resposta correta:
I. A creche não faz parte do sistema educacional brasileiro, apenas os demais níveis de ensino.
II. A pré-escola não pode ser reconhecida como parte do sistema educacional brasileiro.
III. A creche e a pré-escola como instituições educativas foram finalmente reconhecidas como parte integrante do sistema educacional brasileiro.
IV. A creche e a pré- escola fazem parte da educação básica.
São corretas as assertivas:
A I, II e III apenas. B II, III, IV apenas. C I, III, IV apenas. D III e IV apenas. E I e II apenas.
Questão 5/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o seguinte trecho de texto:
“Afinal, ao educar e cuidar de crianças pequenas, o professor não oferece apenas aquilo que sabe, mas também aquilo que é através das interações. Há uma especificidade clara no trabalho do professor de educação infantil que é a de ter a sensibilidade para as linguagens da criança, para o estímulo à autonomia [...]”.

Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em 10 out.2016.
O livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem apresenta a perspectiva de Junqueira Filho, a respeito do educar na educação infantil. Tomando como referência esse autor, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

I. (  ) Na educação infantil, educar significa conceituar crianças e professores como sujeitos-leitores uns dos outros.
II. (   ) Na educação infantil, não há interação intencional entre professor e aluno.
III. (  ) O ato de educar na educação infantil não depende de uma multiplicidade de linguagens.
IV. (  )O educar na educação infantil se realiza quando professor e aluno como interlocutores produzem um diálogo finito e ilimitado em busca do conhecimento e da intervenção sobre si e o mundo.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta.
A V - V - F - V B V - F - V - V C V - F - F - V D V - F - V - F E V - V - V - V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades Canção da Família-Mateus Santiago

Somos uma equipe Juntos somos uma festa Somos diferentes, mas cada um é uma peça Nosso lar é onde a gente está junto E este é o melhor l...