MÓDULO/FASE Módulo A – Fase II
DISCIPLINAS Cursos de Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica
TEMA Implantação dos 20% EAD no Ensino Médio a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
PROBLEMA
A educação brasileira passa constantemente por reformulação para
atender os princípios sociais e as mudanças ocorridas no mundo do
trabalho. Desde 2014, os professores brasileiros estão discutindo
as novas diretrizes, que abordam um conjunto de orientações que
irão nortear os currículos de escolas públicas e privadas de todo o
Brasil. Na história recente da educação brasileira, foram
desenvolvidos vários documentos que norteavam como deveria ser
o processo de aprendizagem e quais competências eram
pretendidas para crianças em tenra idade até os jovens do Ensino
Médio. Os documentos já foram intitulados de Referencial Nacional
da Educação Infantil, Parâmetros Curriculares do Ensino
Fundamental e Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. No ano
de 2018, na Escola Estadual Miles Davis, os professores que atuam
no Ensino Médio discutiram as mudanças propostas na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando os princípios
aventados que buscam promover a elevação da qualidade do
ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória para
todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia
assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas. O
entendimento de currículo obrigatório em todo país facilita o
desenvolvimento e preservação do Estado Nação, mas também é
um limitador para trabalhar as regionalidades e promover uma
formação que atenda às necessidades locais. Também foi
necessário resgatar o entendimento dos professores a respeito do
conceito de Competências, habilidades e atitudes que estão
presentes na BNCC. Após um ano de discussão na Escola Estadual
Miles Davis é que os professores reconhecem o novo cenário do
Ensino Médio, mas a preocupação fundante no momento diz
respeito a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do currículo proposto pela BNCC do Ensino Médio. Os professores
percebendo que o ensino a distância é uma opção para a rede de
ensino, e apesar dos jovens estarem conectados com as novas
formas de aprender, existe também o despreparo pela ausência de
formação dos professores, que foram formados em outras épocas,
agrupando-se ainda a falta de infraestrutura tecnológica. Mesmo
reconhecendo que o assunto passará ainda por discussões
regionais nos Conselhos Estaduais de Educação, e que no ensino
diurno a carga máxima a distância poderá chegar a 20% do total de
horas, deverá ser adotada preferencialmente nos itinerários
formativos. Numa carga de 3.000 horas, 600 horas poderão ser a
distância. No ensino noturno, em razão das especificidades do
estudante em relação a questões como trânsito e trabalho, a carga
a distância pode alcançar até 30%. Considerando-se 3.000 horas,
seriam 900 horas. As normas para o ensino a distância são
definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino
Médio.
QUESTÃO
ORIENTADORA
1-Embora a situação da implantação dos 20% EAD no Ensino
Médio ainda esteja em discussão, os professores da Escola
Estadual Miles Davis, apesar de reconhecerem que os Estados
precisam normatizar, reconhecem que na infraestrutura atual não
existe possibilidade do oferecimento de 20% a distância no Ensino
Médio com o mínimo de qualidade pedagógica. No caso da Escola
Estadual Miles Davis, para que se mantenham os princípios
pedagógicos e curriculares no Ensino Médio a partir da nova BNCC,
a equipe em que VOCÊ faz parte precisa apontar cinco (05)
possibilidades para que a escola implante os 20% no Ensino Médio,
tendo como princípio escola pública, sem recursos financeiros e que
os professores precisam passar por capacitação.
Quais são as cinco (5) possiblidades que você indica?
2- De maneira prática e eficaz, o que você propõe para capacitar
os professores da Escola Miles Davis, para que estes docentes possam interagir com os alunos EAD, do Ensino
Médio?
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